Teoria das Cores
A cor é o fenômeno bioquímico com o qual os olhos dos seres vivos animais percebem e interpretam a recepção da luz refletida de um objeto ou advinda diretamente de uma fonte luminosa. A luz é constituída de ondas eletromagnéticas de uma frequência muito mais elevada do que as ondas eletromagnéticas de rádio, correspondendo à parte do espectro eltromagnético visível, de 380 a 700 nanômetros – 4,3×10^14Hz a 7,5×10^14 Hz.
Em relação à natureza das ondas eletromagnéticas, ou de rádio, quanto maior a frequência, menor o comprimento real da onda. Ondas mais longas (com menores frequências) constituem as ondas de rádio e televisão, as microondas e o infravermelho, lembrando que ondas de baixíssima frequência chegam a alguns quilômetros de comprimento de onda. Ondas mais curtas (ou com maiores frequências) constituem o ultravioleta, os raios-X e os raios gama cujo comprimento de onda é microscópico.
Cores primárias seriam um número mínimo de pigmentos a partir dos quais se poderiam obter todas as demais cores. Ou seja, as cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. Cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Cores terciárias ou intermediárias são as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Cores complementares são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária sempre tem uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (primária) é o laranja (secundária). As cores análogas são as que estão lado a lado no círculo cromático.
Conhecer estes conceitos e relações será útil como embazamento de suas decisões durante o desenvolvimento de trabalhos de comunicação visual.
O círculo cromático clássico acima não possui embazamento científico, sendo tão simplesmente uma convenção para facilitar os estudos. Utiliza como cores primárias o vermelho, azul e amarelo, conhecido também por sua sigla em inglês RBY. Na pintura acadêmica clássica, as demais cores poderiam teoricamente ser obtidas através destes pigmentos.
Harmonia cromática teórica – Alguns gráficos demonstrando os tipos de harmonia cromática.
Harmonia cromática teórica – Outra forma de demonstrar as várias harmonias cromáticas.
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Em relação à natureza das ondas eletromagnéticas, ou de rádio, quanto maior a frequência, menor o comprimento real da onda. Ondas mais longas (com menores frequências) constituem as ondas de rádio e televisão, as microondas e o infravermelho, lembrando que ondas de baixíssima frequência chegam a alguns quilômetros de comprimento de onda. Ondas mais curtas (ou com maiores frequências) constituem o ultravioleta, os raios-X e os raios gama cujo comprimento de onda é microscópico.
Círculos cromáticos
Glossário sobre a abreviação das cores
- R – Red – Vermelho
- B – Blue – Azul
- Y – Yellow – Amarelo
- G – Green – Verde
- C – Cyan – Ciano – Azul celeste
- M – Magent – Magenta – Púrpura
- K – blacK – Preto
Cores primárias seriam um número mínimo de pigmentos a partir dos quais se poderiam obter todas as demais cores. Ou seja, as cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. Cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Cores terciárias ou intermediárias são as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Cores complementares são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária sempre tem uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (primária) é o laranja (secundária). As cores análogas são as que estão lado a lado no círculo cromático.
Conhecer estes conceitos e relações será útil como embazamento de suas decisões durante o desenvolvimento de trabalhos de comunicação visual.
Círculo cromático das belas-artes – RBY
Há dois principais círculos cromáticos de síntese subtrativa, cada qual com suas distintas cores primárias. Aquele que você aprendeu nas aulas de artes do colégio usando lápis de cor é conhecido como a Roda de Oswald e é o círculo cromático usado para belas-artes, demonstrado acima.O círculo cromático clássico acima não possui embazamento científico, sendo tão simplesmente uma convenção para facilitar os estudos. Utiliza como cores primárias o vermelho, azul e amarelo, conhecido também por sua sigla em inglês RBY. Na pintura acadêmica clássica, as demais cores poderiam teoricamente ser obtidas através destes pigmentos.
Círculo cromático da indústria gráfica – CMY
Atualmente as artes gráficas utilizam o conhecido sistema industrial CMYK – Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. O sistema é baseado nas cores primárias propostas originalmente por Goethe - Azul-celeste, Púrpura e Amarelo – convertidas em CMY – Ciano, Magenta e Amarelo - com a adição do preto K por uma questão prática de economia e agilidade. Como o preto é uma cor onipresente nos trabalhos de impressão gráfica, a existência de um canal só de preto não só agiliza a impressão com a dispensa de se misturar as três cores primárias para obtê-lo, como naturalmente as economiza. Sem contar que o “preto” obtido com a mistura das três cores CMY resulta num marrom escuro. Vale comentar que o branco do papel é levado em conta na hora de se passar brilho ou luz.Círculo cromático luminoso – RGB
Os sistemas aditivos são utilizados principalmente em luminotécnica e em equipamentos eletrônicos de vídeo e imagens. O mais utilizado é o sistema RGB – Vermelho, Verde e Azul.Tonalidade ou luminosidade
Observe que os círculos cromáticos acima possuem uma gradação de tonalidade ou luminosidade da cor que segue do preto, no centro dos círculos, ao branco, em direção as suas bordas. Essa gradação é muito utilizada nos trabalhos de comunicação visual, como por exemplo, em efeitos de tom sobre tom, em composições com tonalidades pastéis (cores clarinhas) ou em composições com tonalidades sombrias (cores escuras).Links
Harmonia cromática na prática - Algumas fotos demonstrando a aplicação bem sucedida das cores.Harmonia cromática teórica – Alguns gráficos demonstrando os tipos de harmonia cromática.
Harmonia cromática teórica – Outra forma de demonstrar as várias harmonias cromáticas.
Psicologia da Cor
Como se trata de uma propriedade perceptiva, a cor tem uma série de implicações na Psicologia, sendo um fenômeno altamente subjetivo. Dessa Forma, a percepção da cor pode promover uma série de sensações e respostas que variam de acordo com cada cultura, o que costuma ser muito explorado pela publicidade.Simbologia das cores
No ocidente, as cores surtem diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas, como sugere a lista:- Branco - purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
- Preto - luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
- Cinza - elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
- Amarelo - concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;
- Vermelho - paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”;
- Rosa – Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo;
- Azul - harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade;
- Ciano - tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
- Verde - esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
- Lilás - influencia emoções e humores, intuição e espiritualidade;
- Roxo – velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
- Magenta - luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
- Violeta - espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
- Laranja - equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
- Castanho - sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
Oi Cléo, acabei de conhecer o seu blog e estou gostando muito. Adoro blogs de decoração mas não sou da área. Me dou bem é com as panelas, rs.
ResponderExcluirVou passar sempre aqui para saber das novidades, tá?
Beijinhos doces,
Fernanda.