Quem sou eu

Minha foto
Desenvolvimento de projetos de interiores com todas as etapas necessárias à transformação dos espaços internos. • Reformulação de planta de apartamentos e casas que apresentem distribuição antiquada ou inadequada às necessidades do cliente. • Layout com posicionamento de mobiliário para adequação de pontos de instalações tais como tomadas, telefonia, TV a cabo e pontos de rede para computadores. • Rebaixamentos em gêsso, criando movimento de teto com iluminação especialmente projetada para cada ambiente. • Detalhamento de marcenaria, como armários, divisórias, estantes, home theater , bancadas de banheiro e cozinhas. • Especificação de revestimentos, pisos, cores e texturas. • Projeto de decoração específico para cada ambiente.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Algumas dicas.

BANHEIROS

15 perguntas sobre banheiro:


1. Como o banheiro é um ambiente úmido, que cuidados devo ter na hora de escolher luminárias para esse espaço?
Prefira luminárias embutidas em sancas de gesso ou escolha modelos que tenham fechamento de vidro, como os spots e os plafonds. Informe-se se a peça recebeu pintura eletrostática, que não enferruja nem descasca em contato com a água. Tão importante quanto a luminária são as lâmpadas. Prefira as halógenas de facho difuso, cuja fidelidade de reprodução de cores é mais alta, ideal na hora de se maquiar ou fazer a barba. Há no mercado algumas opções próprias para áreas úmidas. As lâmpadas halopar 20, por exemplo, são blindadas e podem ser instaladas até mesmo dentro de boxes. Para conseguir uma luz muito próxima à do dia, experimente combinar a halopar 20 a uma lâmpada fluorescente, cuja capacidade de reprodução de cor chega a 90%. A fluorescente pode ficar próxima à bancada com espelho, onde não há tanta umidade. Se o banheiro tiver um forro de gesso, uma boa opção é rasgar esse forro, embutir as lâmpadas e fechar com uma chapa de acrílico, que barra o calor produzido pelas lâmpadas halógenas e produz um efeito estético bem contemporâneo.

2. Quais são os espelhos mais indicados para banheiros? É possível colá-los na parede sem que os materiais utilizados mofem com a umidade?
Os espelhos devem ser livres de mercúrio na composição e protegidos na parte de trás por uma camada de resina epóxi. Essas características buscam prevenir a oxidação e o consequente aparecimento de manchas na superfície espelhada. Com relação à fixação, é possível colá-los diretamente na parede com um selante adesivo (conhecido como Fixa Espelho) e fita adesiva de espuma de poliuretano dupla face. Cuide para que os materiais sejam aplicados na vertical, o mesmo sentido em que a água da umidade escorre pelo azulejo. Para combater o mofo, não há outra saída: é preciso que o ambiente seja ventilado. Dica: deixe o banheiro sempre aberto após o banho para eliminar o vapor. Já o espelho pede cuidados na hora da limpeza. Não utilize produtos abrasivos nem borrife os do tipo limpa-vidro nas bordas. Na hora da compra, prefira revendedores que deem garantia.

3. Qual a altura ideal da bancada de banheiro para instalar uma cuba de apoio de 17 cm de altura (40 cm de largura x 40 cm de profundidade)?
A altura-padrão de uma bancada de banheiro com cuba embutida é 85 cm. No caso de pessoas altas, pode-se aumentar essa medida em 5 cm. Como sua bancada é de cuba apoiada, deve-se tomar a superfície da cuba como a altura máxima, ou seja 90 cm. Dessa forma, a sua bancada estará a 73 cm do chão. Bancadas mais altas do que isso não são indicadas, pois esteticamente causariam estranhamento e desarmonia com os demais componentes do ambiente.


4. Que espécies de plantas são indicadas para banheiros e lavabos?
Para ambientes úmidos, como o banheiro e o lavabo, escolha entre lírio-da-paz, antúrio e orquídeas. Mas atenção: por mais que essas plantas gostem de umidade, elas também precisam de claridade e ventilação, características nem sempre encontradas nesse tipo de ambiente. Se esse for o caso, a solução é transferi-las, algumas horas por dia, para um lugar luminoso e ventilado.

5. Posso usar cimento queimado no piso do banheiro? O custo é realmente baixo? Um deque de madeira na área molhada ficará bom?
Sim, é possível aplicar cimento queimado no piso do banheiro. Porém, como o acabamento costuma ser escorregadio, o ideal é limitá-lo às áreas secas e instalar um material antiderrapante no boxe. A ideia de colocar um deque de madeira no local, portanto, é bem-vinda. Prefira espécies como ipê e cumaru, tratadas com verniz à base de água. Quanto ao custo, na Ladrilar, o kit de cimento polimérico (receita industrializada de cimento queimado) varia de 23 a 29 reais, o m², enquanto, segundo o Índice A&C, da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO de agosto de 2009, o preço médio do porcelanato é 63,32 reais, o m², e do ladrilho hidráulico, 33,40 reais, o m² (valores sem mão de obra). Procure um aplicador de cimento experiente - o material pode trincar e, por ser poroso, pede uma camada de seladora para concreto após a secagem.

6. Como posso disfarçar o boxe em um banheiro social?
Instalar um rolô do tipo tela solar, de PVC, que cubra toda a largura da cabine e chegue até o piso, é uma forma de ocultar o boxe. Caso algum hóspede precise usar o chuveiro, basta recolher totalmente a persiana. O produto resiste a ambientes úmidos e deixa a luz natural passar. O boxe também pode ser disfarçado com a aplicação sobre o vidro de um adesivo vinílico metalizado, material que suporta a umidade e produz um efeito espelhado. Antes da instalação, é preciso vedar bem as junções do vidro com silicone a fim de evitar a passagem de água, o que prejudicaria a fixação da cola.

7. Num banheiro integrado ao quarto, como fazer o acabamento na junção entre o piso de porcelanato e o de laminado de madeira? A régua de arremate é realmente necessária?
É importante adotar a peça de arremate entre o porcelanato e o laminado para garantir um bom acabamento. Uma régua do próprio laminado, porém, pode se danificar com a água da limpeza. Prefira um material que não sofra com a umidade, como uma baguete do mesmo mármore ou granito usado na bancada. Mas atenção para que não haja desníveis, responsáveis por tropeços. Outra sugestão, visualmente neutra e moderna, é o perfil metálico em U, de aço inox ou alumínio pintado de branco: fino e resistente, garante um acabamento discreto. Nesse caso, cuidado com o esquadro e a paginação do porcelanato, que deve começar no perfil. Ou seja, junto a ele, instalam-se as peças inteiras, e não as cortadas.

8. Posso revestir de tecido uma parede do banheiro cujos azulejos receberam pintura epóxi?
É possível revestir a parede azulejada e com pintura epóxi de tecido, já que ele é preso pelas bordas, em requadros de madeira, e fica esticado sobre uma espuma, que disfarçará os sulcos do rejunte. Essa instalação é trabalhosa e pede mão-de-obra experiente. Escolha um tecido acrílico, usado em áreas externas – outros tipos tendem a embolorar mesmo que a ventilação do espaço seja boa. Você pode ainda optar por um papel de parede vinílico e lavável, mas será preciso nivelar a superfície com massacorrida e lixa e passar tinta látex PVA antes da aplicação. Para o papel, a ventilação eficiente é ainda mais necessária: até um modelo resistente pode se descolar com o vapor.

9. Quando o banheiro tem duas cubas, o certo é colocar um espelho para cada uma? Como deve ser a iluminação para facilitar a maquiagem e o barbear?
Se as duas cubas ficam na mesma bancada e o banheiro é grande, você pode optar entre instalar um espelho único, que acompanhe a extensão do tampo, ou colocar uma peça para cada usuário. Caso o ambiente seja pequeno, adote um espelho só, da largura da bancada – ele fará o ambiente parecer maior. Cubas em paredes separadas, é claro, pedem espelhos individuais. Tanto para a maquiagem como para o barbear, recomenda-se iluminar a bancada por meio de arandelas, fixadas na parede do espelho, à distância de 1,40 m do piso. Outra opção seria embutir spots com lâmpadas dicróicas no forro de gesso, centralizados em relação à profundidade do tampo. Em ambos os casos, há uma boa reprodução de cores e evitam-se sombras.

10. Quais as vantagens e as desvantagens de revestir a parede do banheiro de granito?
Durável, essa pedra é menos porosa e mais fácil de limpar do que o mármore. "Além disso, possui maior brilho e está menos propícia a riscar e a manchar", afirma a arquiteta Carolina Mesquita, de São Paulo. Quem optar por tonalidade clara terá de usar argamassa colante branca para que as peças não fiquem tingidas. Para uma instalação correta, é preciso ainda que a parede esteja muito bem nivelada e seca. Mas, antes de se decidir por essa pedra, avalie seu impacto visual no banheiro. "Algumas variedades, muito pigmentadas, podem deixar o local pesado, especialmente se ele for pequeno".
 
11. Quais as dimensões mínimas para instalar um vaso sanitário num compartimento separado do restante do banheiro?
Leve em consideração fatores como o tamanho da louça sanitária e o mecanismo de abertura da porta do banheiro (para dentro, para fora ou sanfonada). "Respeitando as regras estabelecidas pela norma NBR 9 050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, as dimensões mínimas para instalar um vaso sanitário num compartimento separado do restante do banheiro é 125 cm de comprimento por 85 cm de largura", informa Gabriela Novaes, arquiteta e analista de decoração da construtora Habitare, de Belo Horizonte. Essas medidas, contudo, se aplicam a situações com porta sanfonada ou com abertura para fora, proporcionando ao usuário um espaço livre de giro interno de 60 cm. Se a porta abrir para dentro, o comprimento deverá ser de 185 cm.
 
12. Como é a preparação para a aplicação de laminado em paredes de drywall? Quais os cuidados com a umidade, especialmente em banheiros?
O uso de laminado em ambientes úmidos como banheiros, cozinhas, copas, áreas de serviço e lavanderias é uma alternativa ao material cerâmico por sua superfície lisa e contínua, o que facilita a limpeza. “No entanto, se a colagem sobre o drywall não for especialmente bem-feita nessas áreas, é possível que ocorram problemas como os descolamentos que dão origem a barrigas na parede”, alerta Allen Dupré, consultor da Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall. Os cuidados para prevenir o problema e garantir um bom acabamento no banheiro começam no projeto: o espaçamento entre perfis verticais de aço galvanizado que compõem a estrutura da parede deverá ser de 40 cm (e não de 60 cm, como indicado em áreas secas). “As chapas de gesso, por sua vez, precisam ser parafusadas na posição horizontal”, informa o consultor. O tratamento das juntas entre chapas e perfis merece atenção, a fim de que se obtenha uma superfície sem reentrâncias ou saliências. “Ao final, a porção inferior da parede de drywall, do piso até 20 cm de altura, deve ser impermeabilizada com os mesmos materiais utilizados em alvenaria”, afirma. Tomados esses cuidados, faz-se a fixação do revestimento diretamente sobre o gesso espalhando a cola nas duas superfícies para evitar a formação de bolhas de ar. “Ao comprar a folha de laminado, escolha a de 1,3 mm de espessura, que é um pouco mais cara que a de 1 mm, porém mais resistente, e não deixará aparentes as juntas das placas de drywall”, indica o engenheiro Ricardo Sasso, de São Paulo.
 
13. É possível retirar manchas brancas do vidro temperado do boxe?
“Causadas pela umidade do ar, que oxida a superfície do vidro, pela amônia presente em resíduos de sabonetes, por produtos de limpeza e até pela ação do flúor contido na água, essas manchas devem ser retiradas com uma substância chamada óxido de cério”, explica Remy Neto, consultor técnico da Pilkington. Aplicado com uma bucha, esse pó cerâmico polirá o vidro, eliminando manchas e pequenos riscos. “O ideal é contar com mão-de-obra especializada, que utiliza uma máquina especial para dar acabamento ao vidro depois da aplicação do óxido”, diz Jairo Eduardo Kurgan, designer da Americanbox, de São Paulo. Se a superfície afetada for maior do que 5 cm2, Jairo recomenda trocar o boxe, pois a restauração afetará a espessura do vidro, que se tornará mais frágil e poderá quebrar sozinho. Para evitar a formação dessas manchas, deixe o banheiro sempre ventilado, com portas ou janelas abertas.
 
14. Quais são as dimensões mínimas de um boxe? 

“Como essa medida é tomada com base no giro dos cotovelos na posição de lavar a cabeça, o melhor formato para o boxe é o redondo, com diâmetro de 0,90 m”, afirma o arquiteto Ângelo Bucci, de São Paulo. No caso de um boxe quadrado, essa conta resulta numa área de 0,90 x 0,90 m, segundo o arquiteto Antônio Carlos Barossi, professor de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Para instalar duas duchas, tendência comum atualmente, reserve um espaço de 1,60 x 0,90 m e 80 cm entre elas. Se você pretende reformar seu boxe para se adequar a essas medidas, Ângelo sugere a instalação do piso-box (abaixo), uma espécie de caixa de fibra de vidro que pode ser instalada diretamente sobre o revestimento existente no banheiro. “É um produto avançado, com preço atraente e que causa pouco transtorno na obra”, diz Ângelo. Fornecido em modelos prontos ou sob medida, o piso-box possui uma saída de água que se adapta ao sistema hidráulico. A Pex do Brasil e a Astra fornecem o produto em vários tamanhos.
 
15. Como trocar o vaso convencional por um com caixa acoplada? Este realmente economiza água?
É o desenho da bacia e não o sistema de descarga (válvula ou caixa) que responde pelo consumo de água, segundo o engenheiro Cristiano Aron, da Deca Hydra. Se a intenção é economizar, substitua o modelo por um equivalente de baixo consumo (6 litros por vez). Assim, não será preciso mexer na válvula de descarga nem quebrar o piso e a parede. Se, de qualquer forma, você quiser instalar uma bacia com caixa, precisará de ligação flexível, tubulação de três quartos de polegada, adaptadores para tubulação, azulejos e pisos, além de contratar mão-de-obra. “Quebra-se a parede para remover a válvula e adapta-se a tubulação existente à largura do ponto de entrada de água da nova bacia”, explica o engenheiro. Depois, retira-se o piso para afastar o ponto de esgoto da parede. Instalada sob a bacia, essa saída deve estar a uma distância determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): 30 cm para a bacia com caixa acoplada, contra 26 cm para o modelo convencional. Atenção: em apartamentos, a alteração do ponto de esgoto acontece pelo banheiro do vizinho de baixo. Convém, portanto, conversar antes de começar a reforma.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário